Atividade elaborada pela bolsista Jéssica
na 6ª série do Ensino Fundamental
Supervisionada pelas Professoras
Josiane Siqueira e Márcia Stopassoli em 26/09/2011.
MATERIAL INSTRUCIONAL
Objetivos:
- Interação entre alunos;
- Raciocínio Lógico;
- Fixação de conteúdos envolvendo as 4 operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Materiais necessários:
- Cartaz contendo uma tabela de 10x8 elementos com números aleatórios escritos;
- Pincéis atômicos coloridos;
- Faixas coloridas para separar os alunos em equipes;
- Dado grande para jogo, com as 4 operações e duas faces curingas.
Metodologia:
- Separa-se os alunos em equipes de 3 alunos
- Distribui-se as faixas e os pincéis para os grupos, cada um correspondendo a uma cor.
- Escolhe-se por sorteio um grupo para iniciar a primeira rodada.
- Um jogador por vez do grupo lança o dado grande que poderá cair em uma das 4 operações ou em uma das faces curingas que passa a vez para o próximo grupo ou o grupo escolhe a operação que quer utilizar em sua rodada.
- O jogador por sua vez vai até o painel e circula três números, indicando uma operação entre eles e seu resultado, por exemplo se na sequência do painel se encontram os números 45, 5 e 9 o aluno circula os 3 indicando uma divisão com resultado 9.
- O jogo segue com as rodadas.
- Está eliminado do jogo a equipe que não indicar uma operação no painel e vai eliminando participantes da sua equipe ate que a equipe seja totalmente eliminada.
- A eliminação de integrantes se dá através de um dado com os números nas faces que eliminam o numero que cada jogador recebe ao inicio da brincadeira!
RELATÓRIO DA APLICAÇÃO
Organização:
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Neste dia levei o jogo para trabalhar com divisão caça continha, mas ao conversar com as crianças estavam com muitas dificuldades em aprender razão e proporção, para ajudá-los a professora Josiane resolveu explicar eu ajudei com um material que tinha sobre divisão eram dois grupos de cinco crianças um das 13:30 às 15:00 o outro das 15:30 às 17:00.
Acho que valeu a pena, pois no outro dia tinham uma recuperação e muitos conseguiram obter notas boas.
Percebi que tinham bastantes dificuldades em divisão, pois fração é uma divisão e quando tinham que resolver pelo método de chave, se atrapalhavam. Explicamos e tentamos ajudá-los e gostaram bastante, conseguiram entender e resolver as divisões. Não consegui aplicar o jogo por falta de tempo, mas vou tentar aplicar um outro dia.
onde tem o jogo para baixar?
ResponderExcluir