Boa tarde leitores, de manhã com chuva, de tarde com sol, até o tempo está com dúvidas do que fazer... Mas eu estou aqui para fornecer mais um material didático que foi aplicado no PIBID por mim, juntamente com a bolsista Lucimara Becker, sob supervisão da Josiane Bernz Siqueira e coordenação da Márcia Aurélia Stopassoli.
É o baralho das equações do 2º grau, conteúdo trabalhado em matemática na 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental.
Objetivos:
Reconhecer uma equação do 2º grau.
Trabalhar resolução de equações do 2º grau completas e incompletas.
Desenvolver estratégias de resolução.
Reconhecer uma equação do 2º grau.
Trabalhar resolução de equações do 2º grau completas e incompletas.
Desenvolver estratégias de resolução.
Material:
15 cartas com as equações.
15 cartas com as respectivas soluções.
Segue exemplo de cartas utilizado na aplicação:
x2
– 4 = 0
|
x2
– 9 = 0
|
x2
– 16 = 0
|
x2
– 25 = 0
|
x2
– 36 = 0
|
x2
– 5x + 6 = 0
|
x2
– 3x + 2 = 0
|
x2
– 4x + 3 = 0
|
2x2
= 18
|
x2
= 25
|
x2
= 36
|
2x2
= 32
|
2x2
– 18 = 0
|
3x2
– 12 = 0
|
2x2
= 0
|
e as soluções:
+2
ou –2
|
+3
ou –3
|
+4
ou –4
|
+5
ou –5
|
+6
ou –6
|
+2
ou +3
|
+1
ou +2
|
+1
ou +3
|
+3
ou –3
|
+5
ou –5
|
+6
ou –6
|
+4
ou –4
|
+3
ou –3
|
+2
ou –2
|
0
|
Foto do baralho confeccionado:
Metodologia:
Como os alunos ainda não tinham aprendido esse conteúdo (o baralho foi a introdução), utilizamos o método de substituição da solução na variável da equação pra ver se era uma solução (um par).
A dinâmica do jogo foi parecida com a do jogo de carta "Pife", distribuímos uma quantidade de cartas para cada um (grupos de 4 integrantes) e, na sua vez, poderia formar pares com as cartas que estão sobra a mesa (descarte) ou comprar novas cartas do baralho até que termine todas as cartas. Ao final ganha aquele que conseguiu formar mais pares (equação - solução).
Essa aplicação foi uma ótima introdução de equações do segundo grau, porém aconselho que aplique esse jogo logo após ensinar o cálculo mental através da soma e produto. Espero que tenham gostado do baralho e utilizem materiais dinâmicos em suas aulas.
Abraço a todos e vão pela lógica que o óbvio é quente!
Muito bom
ResponderExcluirViado sem vergonha pedofilo come traveco e quer vim tirar as pessoas
ExcluirToma no cu
ExcluirIt is very good !
ResponderExcluirIt is very good !
ResponderExcluirvç é idiota
ExcluirKkkkkk
Excluirq bosta vai se fuder!!!!! gol do guarani
ResponderExcluirvai tomar no cuh n presta para nada essa bosta fdp !!!!
ResponderExcluiroi gente eu me chamo vitor. n parece mais é!!!
ResponderExcluirjogo bosta
ResponderExcluirsó to nesse site pq o professor pediu
ResponderExcluirMuito legal! Parabéns pela ideia. =)
ResponderExcluirMuito legal! Parabéns pela ideia. =)
ResponderExcluirme tira daquiii
ResponderExcluirujtgyhftghyjkghguyt felipe neto
ResponderExcluircarta do caralho aaaa help chupa meu pe
ResponderExcluirParabéns muito boa ideia .
ResponderExcluirjogo bom, pena que não é bom
ResponderExcluirEu gostei muito da ideia parabéns 🙆👍👏
ResponderExcluirGostei muito da ideia parabéns
ResponderExcluirbela bosta ein
ResponderExcluirme chamem 995464623
ResponderExcluirMuito bom amei tudo isso,novas abordagens com a matemática top de mais
ResponderExcluir