Bom dia leitores desse blog Matemático, hoje eu trouxe para vocês a aplicação de uma atividade envolvendo os quadriláteros da nossa geometria, através da planta baixa de uma casa.
A atividade foi aplicada no projeto PIBID por Ana Paula Poffo e Jéssica Sabel, na supervisão da Josiane Bernz Siqueira e coordenação da Márcia Aurélia Stopassoli.
Objetivos
• Calcular a área de cada cômodo da casa (retângulos);
• Calcular a área total da casa.
Série ou Ciclo:
8ª série ou 9º ano do ensino fundamental.
Materiais
• Uma planta baixa de casa com diferentes medidas (exemplo logo abaixo);
• Papel e lápis.
Metodologia
Foi entregue aos alunos (individual) uma folha para escrever e fazer os cálculos e a folha do desenho da planta baixa como na foto ali em baixo. No quadro foi colocado as perguntas para serem respondidas na folha:
1) Calcular a área de todos os cômodos da casa:
a) Sala;
b) Quarto casal;
c) Quarto Solteiro;
d) Cozinha;
e) Garagem;
f) Área de serviço;
g) Banheiro.
2) Qual é a área total da casa?
Exemplo de planta baixa:
Com essa atividade foi possível:
- Rever operações com números decimais;
- Utilizar o raciocínio lógico para descobrir as medidas desconhecidas (os estudantes apresentaram diversas maneiras de fazê-lo);
- Calcular áreas;
- Visualizar a planta de uma casa facilitando o entendimento.
Espero que tenham gostado, é uma atividade muito interessante pois trabalha com um objeto frequentado todos os dias: a casa. E hoje em dia sei que vários alunos querem ser engenheiros, nesse caso, mais especificamente a engenharia civil, o que pode ser dito antes da atividade para estimular tais alunos.
Abraço a todos e vão pela lógica que o óbvio é quente!
adorei
ResponderExcluir