Área:
|
Matemática
|
Conteúdos:
|
Potenciação e Radiciação
|
Coordenadora:
|
Márcia
Aurélia Stopassoli
|
Turma:
|
7ª
série
|
Supervisora:
|
Andrea
Cristina Vieira
|
Ensino:
|
Fundamental
|
Bolsistas:
|
Anelise
Hodecker
Bianca
Cecon
|
Ano:
|
2012
|
Material
Instrucional: Bingo de Potências e Raízes
Objetivos
Neste projeto temos
como objetivo fazer com que os alunos exercitem seus conhecimentos sobre
potenciação e radiciação através de jogos didáticos, nesse caso através do
bingo de potencias e raízes.
Materiais
·
Cartelas
de cartolina contendo números que sejam resultados das potências/raízes citadas
pelo professor. Fazer o número de cartelas conforme o número de alunos da
classe. Cartelas disponibilizadas a seguir;
·
Quadradinhos
pequenos de cartolina contendo as potências a serem resolvidas para fazer o
sorteio, colocados em um recipiente (sacola plástica ou pote);
·
Grãos
para marcar os números sorteados ou lápis para marcar os números.
Este
jogo funciona como o bingo tradicional, sendo que a diferença é que para marcar
o número na cartela o aluno deve saber a resposta da potência/raiz sorteada
pelo professor. A turma inteira pode participar com o professor fazendo os
sorteios.
Inicialmente cada dupla
recebe uma cartela de marcação. São sorteadas as potencias e as raízes e os
alunos devem marcar as respostas referentes às potências ou raízes sorteadas. Para
promover a interação podem-se dar pontos extras para os alunos que primeiro
resolverem as questões no quadro, até mesmo para auxiliar os demais que não
conseguem desenvolver.
Relatório
de Aplicação: Bingo de Potências e Raízes.
Turma:
8º ano
Período: Matutino Organização: 15 duplas
Inicialmente
ao entrar em sala de aula foi realizada a apresentação das bolsistas, e
apresentado o projeto que seria realizado no decorrer da aula, e que se daria
continuidade desse projeto nas próximas aulas de matemática.
Na
primeira etapa do projeto foram explicadas as regras do bingo de potenciação e
radiciação aos alunos, e relembrado alguns detalhes básicos de potenciação e
radiciação que com o tempo os alunos acabaram esquecendo. Então foi pedido aos
alunos para que se juntassem em duplas.
Na
segunda etapa começamos o bingo. Entregamos uma cartela de bingo e alguns
milhos para marcar os resultados para cada dupla. Uma das bolsistas (Anelise ou Bianca) sorteava
as cartas contendo as expressões e a outra bolsista escrevia a expressão no
quadro da sala de aula. Propusemos aos alunos que aquele que soubesse o
resultado da expressão fosse ao quadro e colocasse o resultado ao lado da
expressão. O resultado da expressão seria o valor que a dupla marcou na sua
cartela.
No
decorrer da aula enquanto realizávamos o bingo, podemos observar grande
interesse dos alunos em saber o resultado das expressões, para poder ir ao
quadro e colocar o resultado, quando o resultado não estava correto os alunos
queriam saber aonde erraram e como proceder para acertar na próxima expressão
semelhante.
O
bingo chegou ao fim quando a primeira dupla preencheu toda a cartela. Após a
primeira dupla preencher a cartela foi dada continuidade ao bingo, para que todas
as duplas preencheram suas cartelas.
Como premiação todos os alunos da sala
ganharam pirulitos, para as duplas que ficaram em primeiro, segundo e terceiro
lugar o premio foi diferenciado, além do pirulito que todos ganharam, cada
integrante da dupla que ficou em primeiro lugar ganhou dois chocolates, cada
integrante da dupla que ficou em segundo lugar recebeu um chocolate e cada
integrante da dupla que ficou em terceiro lugar recebeu um pirulito a mais.
Ao
término da premiação os alunos foram liberados para o intervalo.
A professora dará continuidade ao conteúdo de
potenciação e radiciação no decorrer das aulas de matemática.
Brigado estava fazendo um trabalho de escola e precisava disso
ResponderExcluirMuito bom. Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom. Parabéns!
ResponderExcluirGOSTARIA DE OBTER AS CARTELAS PARA IMPRESSÃO
ResponderExcluirGOSTARIA DE OBTER AS CARTELAS PAR
ResponderExcluirGOSTARIA DE OBTER AS CARTELAS PAR
ResponderExcluirGostaria de obter as cartelas para impressão
ResponderExcluir