Atividade elaborada pelas bolsistas Cristiane e Nayara
na 7ª série do Ensino Fundamental.
Supervisionada pelas Professoras
MATERIAL INSTRUCIONAL
Objetivos:
Chamar a atenção do aluno para que ele perceba de uma forma lúdica o método para resolver equações do primeiro grau (encontrar o valor de uma incógnita), através da propriedade do cancelamento de números opostos (equilíbrio da equação) afim de isolar a incógnita que aqui chamaremos de x.
Materiais:
- 1 caixa de ovos de uma dúzia (vazia);
- Tampas de garrafa azul e vermelha;
- Um pedaço pequeno de cartolina ;
- 2 Palitos de dente;
- Cola;
- Tesoura.
Montagem:
- Cortar as abas (abre e fecha) e a tampa da caixa de ovos mantendo somente a base;
- Desenhar e cortar na cartolina em sinal de igual (=) e uma letra (x).;
- Pegar dois palitos de dente e colar o sinal de igual (=) em um palito e a letra (x) em outro;
- Fixar o palito com o sinal de igual no centro da caixa de ovos deixando seis espaços para cada lado;
- Fixar o palito com a letra x no lado esquerdo da caixa;
- As tampas vermelhas representam os números negativos e as azuis os positivos. Cada tampa equivale a uma unidade.
Como o objetivo é encontrar o valor da incógnita x, através de uma equação dada, o primeiro passo é colocar na balança os valores dados na equação. Usaremos como exemplo a equação: x - 2 = 3. O x já está fixo em nossa balança, então começamos colocando o (-2) que esta no lado esquerdo da equação. Como ele é negativo, vamos representá-lo com 2 tampas vermelhas no lado esquerdo da igualdade da balança. Depois vamos colocar o numero 3, que esta no lado direito da equação. Como ele é positivo vamos colocar 3 tampas azuis no lado direito da igualdade.
Para achar o valor de uma incógnita em uma equação de primeiro grau, temos que isolar a incógnita do lado esquerdo, porém aqui, nossa incógnita x já esta fixa do lado esquerdo, então precisamos apenas trabalhar os números. Os números devem ficar do lado direito da igualdade, o número 3 já esta lá, então temos que trabalhar com o número 2. Faremos isso da seguinte forma: vamos cancelá-lo do lado esquerdo colocando seu par oposto, o 2 positivo, isso porque (-2 + 2 = 0).
Na balança então colocaremos 2 tampas azuis do lado esquerdo, e duas tampas azuis do lado direito, que são para equilibrar a balança.
Agora nossa balança esta da seguinte forma: x -2 + 2 = 3 + 2.
Cancelamos os 2 do lado esquerdo deixando somente x, e somamos 3 + 2 do lado esquerdo obtendo o valor 5.
Então a balança fica: x = 5, sendo o 5 o valor que satisfaça o x na equação.
Atividades para os alunos utilizarem o mini kit
a) x + 4 = 6
b) x – 3 = 1
c) x – 2 = – 6
d) x + 7 = – 4
e) 4 + x = 1
f) – 7 + x = 3
g) – 3 + x = – 5
h) 5 + x = 10
Organização
d) x + 7 = – 4
e) 4 + x = 1
f) – 7 + x = 3
g) – 3 + x = – 5
h) 5 + x = 10
RELATÓRIO DA APLICAÇÃO
Organização
2 aulas | 24 alunos | Turma: 7ª 02 | 6 grupos de 4 alunos.
As bolsistas foram apresentadas aos alunos. Foi proposta atividade aos alunos de desenhar e recortar o “x” e o “=”, e os grupos foram formados.
Depois da primeira etapa concluída, foram entregues 15 tampinhas de garrafa pet vermelhas e 15 azuis, e foi definido que as vermelhas representavam os números negativos e as azuis, os positivos.
Foram dados 2 exemplos com o material, durante a explicação os alunos lembraram do ano anterior e das atividades realizadas desse conteúdo (paródia, jogos, ...).
A partir de então foram propostos 8 exercícios para que eles fizessem utilizando o material. Os alunos que apresentaram dificuldades foram auxiliados pela professora e pelas bolsistas, além de seus colegas que conseguiram entender.
Foi solicitado aos alunos que registrassem os procedimentos que utilizaram numa folha, entregue a eles.
As caixas e o material com o registro dos alunos foram recolhidos para a continuidade do desenvolvimento do conteúdo e para avaliação dos resultados atingidos, assim como correções posteriores com o grupo.
Os alunos adoraram a atividade e todos se comprometeram em realizar tudo o que foi proposto.
otima atividade ludica voces estão de parabens!
ResponderExcluirExcelente trabalho. Parabéns.
ResponderExcluirEU ACHEI INCRÍVEL ESSA IDEIA, POIS OS ALUNOS DO 7ºANO TEM MUITA DIFICULDADE COM ESSE CONTEÚDO! PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE.
ResponderExcluirAmei a ideia, parabéns!!!!
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